quinta-feira, 14 de maio de 2009

Estudo 01

Aproximação ao Objeto

O trabalho de conclusão de curso - na FAU conhecido como TFG (Trabalho Final de Graduação) - nasceu de uma vontade de por em conflito a noção de lugar de aprendizado. Porque parece certo que este lugar é a família, a escola ou os debates públicos, mas, de fato, o que vemos hoje é a propaganda e o marketing em sua forma contemporaneamente consolidada - o branding -avançando nesse campo, dando-se ao "trabalho" de definir nossa formação de valores e opinão, inculcando a postura de grandes corporações como nossas próprias posturas.

Uma escola pública como objeto de trabalho tenta resgatar o diálogo da importância dessa entidade que representa a vontade de um povo, uma opção pelo progresso projetado, e que, no Brasil sabemos, tem sido cada vez mais abandonada como bem público e se tornado uma mercadoria de elite.

A escola como equipamento público de bairro deve ser apropriada pela população de modo abrangente, evitando sua auto destinação, contando com partes que possibilitem seu uso não apenas pelo corpo discente, mas pela comunidade local. Biblioteca, auditório, salas de aula, equipamentos esportivos, salões, devem funcionar de modo a permitir essa permutação. As áreas externas devem garantir que esses equipamentos se comuniquem com seu entorno, abrindo a escola para este.

Aproximação ao Lugar

O lugar físico de implantação do objeto tem importância na medida em que se elegem elementos que subsidiam a interface com a cidade: eixos de transporte coletivo, praças, parques e equipamentos públicos. Pode-se construir um tecido urbano eficiente por sinergia, evitando o desperdício.

Neste exercício foi escolhida uma área na cidade de Santo André, onde essas características se encontram. O lugar pode ser encontrado no Google Earth a partir das seguintes coordenadas:
Latitude: 23°40'9.91"S / Longitude: 46°32'1.11"O









Uma característica deste lugar é a grande diferença de nível entre a Avenida Pereira Barreto, onde passa a linha de trólebus, e a Rua Dr. Henrique Calderazzo, acesso ao Hospital Regional Mário Covas. A compreensão da dignidade e acessibilidade sugere a implantação de um equipamento que conjugue uma boa solução de deslocamento vertical e horizontal.

Primeiros Esboços



Um comentário: